“Cuba é um exemplo de heroísmo e resistência. Consideramos inaceitável que uma potência restrinja a liberdade e o desenvolvimento de outro país. Estamos ao lado de Cuba em favor do mundo multipolar”, disse Volodin na primeira conferência Rússia-América Latina.
De acordo com o parlamentar, agências de bancos russos serão abertas na ilha caribenha para facilitar os processos de investimento econômico de projetos conjuntos.
Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento) de Cuba, Esteban Lazo, destacou a vitória da União Soviética contra o fascismo.
“Não podemos nos esquecer dessa contribuição para a humanidade. As gerações futuras têm o compromisso de não esquecer a história”, acrescentou.
Também expressou a necessidade de continuar o trabalho das comissões parlamentares em áreas como turismo, educação, ciência, desenvolvimento econômico, entre outras. “A luta continua em face dos desafios. Não podemos nos cansar. Esta reunião é apenas o começo do fortalecimento da amizade da Rússia com a América Latina e o Caribe”, concluiu.
A sessão plenária intitulada “Cooperação para um mundo justo para todos” na Duma Estatal Russa contou com a presença de mais de 200 participantes, incluindo representantes parlamentares da Venezuela, Cuba, Honduras, Nicarágua e Venezuela, bem como do Chile e do Peru.
mem/hoo/bm