Conforme Ahmed revelou em sua conta na rede social X, antigo Twitter, ele se reuniu com outros altos funcionários do governo e com o comissário-chefe da Comissão Nacional de Diálogo (ENDC), Mesfin Araya, que apresentou a situação atual do trabalho para elaborar um processo de diálogo bem-sucedido programado para o próximo ano.
A Proclamação nº 1265/2021 concede poderes à Comissão que incluem o estabelecimento de procedimentos de trabalho para o processo de diálogo nacional, a seleção de participantes, a identificação de diferenças entre líderes políticos e de opinião, bem como entre setores da sociedade.
O último, por meio da realização de estudos e da organização de consultas públicas ou do uso de meios alternativos. Também tem o mandato de definir a agenda para o diálogo nacional e facilitar seu processo.
Reconciliação, indenização às vítimas, justiça e outras questões serão incluídas na agenda desse processo que trará soluções duradouras para problemas de longa data, de acordo com a ENDC.
O objetivo final é criar um consenso no país e reforçar uma cultura de confiança, conforme estabelecido na legislação. Também buscará aliviar as diferenças e os mal-entendidos entre vários setores da sociedade.
mem/nmr/bm