23 de February de 2025

NOTICIAS

Escritos originais do Julio Cortázar serão leiloados no Uruguai

Escritos originais do Julio Cortázar serão leiloados no Uruguai

Montevidéu, 3 out (Prensa Latina) A instituição uruguaia Zorrilla Textos e a casa argentina Hilario leiloarão escritos originais do narrador portenho Julio Cortázar no dia 12 de outubro nesta capital, segundo um catálogo online destas instituições.

Entre os textos dactilografados encontra-se o que deu origem a ‘Historias de cronopios y de famas’, uma obra popular e emblemática do escritor (1914-1984) que descreve e identifica a sua visão humorística e filosófica e a sua criatividade antropológica, segundo a entidade digital de ambas as empresas leiloeiras.

O leilão começará com um preço base de 12.000 dólares, que poderá ultrapassar os 20.000, segundo especialistas das leiloeiras que organizam a licitação dos escritos, que serão vendidos juntamente com colecções de obras de arte, objectos históricos e fotografias.

O leilão na casa de leilões Zorrilla, no Centro de Montevidéu, será acessível aos interessados pela Internet, através das plataformas Invaluable, dos Estados Unidos, e Drouot, da França, segundo os organizadores.

Os textos dactilografados, datados de 1952, descobertos numa biblioteca privada e considerados “um tesouro literário” pelos estudiosos da leiloeira, contêm 46 contos, alguns deles inéditos, acrescentaram as fontes.

As peças literárias estão “em muito bom estado de conservação”, garantem os leiloeiros, e adquirem maior valor devido a várias notas manuscritas de Cortázar.

O autor argentino foi considerado, a par de Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa e Carlos Fuentes, uma das grandes referências do fenómeno cultural conhecido como Boom Latino-Americano (1960-1970), que revelou ao mundo a produção de um grupo de romancistas masculinos relativamente jovens da região.

Julio Florencio Cortázar, que, para além de transcender como escritor, trabalhou como professor e tradutor para a Unesco, optou pela nacionalidade francesa em 1981, sem renunciar à sua nacionalidade argentina, em protesto contra a ditadura militar da época no seu país, que proibiu os seus livros e que ele denunciou a partir de Paris.

Os filólogos consideram o escritor argentino como um dos autores mais inovadores e originais do seu tempo, mestre do conto, da prosa poética e da narrativa curta em geral, e criador de importantes romances, especialmente Rayuela, que inaugurou uma nova forma de literatura no mundo hispânico.

jha/apb/glmv

ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES