O evento cultural será realizado de 30 de novembro a 4 de dezembro, disseram os organizadores do evento em uma coletiva de imprensa.
De acordo com a Agência Cubana de Notícias, Elio Omar Fuentes, diretor de Cultura do território, informou que essa versão será uma nova oportunidade para que artistas e intelectuais cubanos e estrangeiros compartilhem sua arte com aqueles que trabalham todos os dias na produção e colheita dos frutos aromáticos do campo que dão nome ao evento.
O festival do café em Guantánamo inclui rodadas de negócios, assinaturas de contratos e fóruns sobre colaboração e investimento estrangeiros.
Nessa ocasião, o jolgorio será dedicado ao 153º aniversário da designação de Guantánamo como cidade, aos 20 anos de vida artística do cantor e compositor Waldo Mendoza, presidente honorário e fundador do Festival, bem como ao papel das mulheres agroflorestais, por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável das atividades de café e cacau.
Outras ações também serão desenvolvidas, como uma exposição e um concurso nacional de humor gráfico, além de iniciativas culturais que serão estendidas a comunidades, universidades, municípios e um encontro de mulheres empreendedoras do setor agroflorestal.
O festival Chocolate con Café reúne todos os gêneros da música cubana, em especial os que têm suas raízes na região de Guantánamo, como Nengón, Kiribá, Changüí e Son tradicional, juntamente com atividades ligadas a outras manifestações artísticas.
rgh/rct/mml/bm