O ministro da Saúde, Francisco Alabí, durante uma participação em um programa de entrevistas do Canal 10 na noite passada, avaliou as conquistas do setor e abordou aspectos do orçamento que o governo dedicará em 2024 ao atendimento das pessoas.
A autoridade ressaltou que o Índice de Desenvolvimento Humano “nos diz o quão bem um país está se saindo. Saúde, educação e segurança são pilares fundamentais de todos os índices”, de acordo com uma reportagem do Diario El Salvador.
Disse que o orçamento para a atenção à população local dobrou em relação aos gastos de outras administrações, que eram de apenas 600 milhões. Agora, ressaltou, estão sendo gastos 1.262,2 milhões de dólares.
Há uma alocação de um orçamento adequado para a implementação de estratégias que garantirão a saúde da população, como o atendimento à primeira infância e às doenças degenerativas, observou o ministro.
Alabí disse que o sistema nacional de saúde é gratuito e universal e observou que “só podemos ter uma população saudável implementando estratégias como a atualização do calendário de vacinação e a incorporação de suprimentos”.
mgt/lb/bm