Mohamed Muizzu, do Partido Progressista das Maldivas e do Congresso Nacional do Povo (PPM-PNC), venceu o segundo turno das eleições contra seu adversário, o presidente em exercício Ibrahim Mohamed Solih.
De acordo com os resultados preliminares, o candidato do PPM-PNC venceu a eleição por uma margem de mais de 18.000 votos, recebendo 126.160, enquanto Solih obteve 107.444.
Após o anúncio oficial da Comissão Eleitoral, Muizzu emitiu uma mensagem de reconciliação nacional e pediu união, enfatizando a importância de priorizar a nação em detrimento dos interesses pessoais.
Em uma publicação na plataforma X, antigo Twitter, Solih reconheceu a vitória de seu concorrente e agradeceu ao povo por seu exemplo de democracia.
Com doutorado em engenharia civil, Muizzu tem ampla experiência política, tendo atuado como ministro da habitação por sete anos e prefeito da capital Malé.
A China e as Maldivas têm 51 anos de relações diplomáticas baseadas no princípio do respeito mútuo e da cooperação no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota.
mem/idm/bm