Foram atribuídos três prémios, menções e uma menção especial ao artista mais jovem, num concurso em que foram analisadas 89 obras e 62 concorrentes com menos de 35 anos de uma dezena de províncias.
De acordo com o comunicado de imprensa do evento, o Primeiro Prémio foi ganho por Insike, com a obra Caderona; o Segundo Prémio foi atribuído a Martt&White, com a obra Caderona.
O segundo prémio foi atribuído a Martt& Neo x Hollowfate com a obra Aguacero; e o Terceiro Prémio foi atribuído a Abens, com a obra Orunmila.
O júri, composto por artistas de renome como Edesio Alejandro, Enmanuel Blanco, David Casas e Mauricio Abad, também decidiu atribuir menções a Fleyt5 pela obra I’m into you; John Skull pela obra Broken, e a Menção Especial ao Artista Mais Jovem foi para Falcón (11 anos) pela obra El seven7.
O objetivo do Concurso Eyeife é estimular a criação de obras musicais originais de fusão eletrónica que incorporem elementos do amplo património cultural cubano.
Este concurso é realizado no âmbito do Festival Internacional de Música Eletrónica Eyeife, considerado o mais importante festival dedicado a este género musical na ilha.
Consolida-se a cada ano como um dos eventos dedicados ao desenvolvimento da música e da cultura em geral em Cuba, pretende oferecer um espaço para novos talentos nacionais e internacionais e trabalha para se tornar uma referência mundial dentro dos circuitos de fusão eletrónica.
ro/dla/glmv