5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bangladesh recebe da Rússia combustível nuclear e produz eletricidade

Bangladesh recebe da Rússia combustível nuclear e produz eletricidade

Daca, 5 out (Prensa Latina) Bangladesh recebeu hoje oficialmente combustível da Rússia para a produção de eletricidade na usina nuclear de Rooppur, a primeira do país do sul da Ásia.

A Primeira-Ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, e o Presidente Vladimir Putin participaram através de plataformas digitais na cerimónia de entrega do Certificado e Modelo de Combustível Nuclear pelo diretor-geral da Corporação Estatal Russa de Energia Atómica, Rosatom, Aleksey Likhachev, ao Ministro de Ciência e Tecnologia, Yeafesh Osman.

Também na presença virtual do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, o presidente russo destacou que os dois países, com a construção de Rooppur, estabeleceram um novo setor para a utilização daquele combustível com fins pacíficos.

O urânio, que chegou em 28 de setembro a Bangladesh vindo da Rússia, foi produzido na Fábrica de Concentrados Químicos de Novosibirsk (NCCP), uma subsidiária da Tevel, empresa manufatureira da Rosatom.

A Rosatom, como empreiteira russa, participou da construção da usina nuclear de Rooppur, que consiste em duas unidades de 1.200 megawatts de capacidade cada.

De acordo com os detalhes do projeto, Dhaka espera comissionar a primeira unidade em setembro de 2024 e a segunda em meados de 2025.

Com Rooppur em operação, Bangladesh será o 33º país do mundo a utilizar energia nuclear com urânio, o que faz parte do compromisso do governo em garantir a segurança energética do país, segundo a imprensa nacional.

mem/lrd / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES