19 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Biden volta a atacar Trump, construirá muro na fronteira dos EUA

Biden volta a atacar Trump, construirá muro na fronteira dos EUA

Washington, 5 out (Prensa Latina) Em sua tentativa de conter a onda migratória, o governo estadunidense recorre hoje a uma criticada medida da era Donald Trump, após autorizar a construção de um muro fronteiriço com o México através do Texas.

A administração de Joe Biden anunciou que contornará 26 leis federais para atingir seu objetivo, no que será a primeira vez que usará o amplo poder executivo empregado recorrentemente no mandato de Trump (2017-2021), o que atraiu fortes críticas dos democratas.

Isso provocou reações imediatas, pois o Centro de Diversidade Biológica dos EUA lamentou que o presidente Biden deixasse de lado as leis ambientais para construir muros no condado de Starr, no Texas.

Em um comunicado, o grupo disse que, pela primeira vez, o atual governo “abrirá mão de leis ambientais, de saúde pública e de proteção de recursos culturais para acelerar a construção do muro na fronteira entre os EUA e o México no Texas”.

Entre as leis que eles dispensariam estão vários dos mesmos estatutos que eles procuraram proteger no passado.

Por exemplo, a Lei Nacional de Política Ambiental, a Lei de Espécies Ameaçadas, a Lei Federal de Controle de Poluição da Água (Lei da Água Limpa) e a Lei do Ar Limpo.

Em 2020, o candidato Biden prometeu que não construiria mais nenhum centímetro de muro se fosse eleito e uma de suas primeiras ações ao assumir o cargo em janeiro de 2021 foi suspender a aplicação da cerca anti-imigração.

No entanto, o Registro Federal publicou no dia anterior que a disposição responde a um “alto nível de entrada ilegal”.

Uma declaração do secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, admitiu que seu departamento determinou que é necessário “renunciar a certas leis, regulamentos e outros requisitos legais para garantir a construção rápida de barreiras e estradas”.

De acordo com a decisão, uma seção da cerca de fronteira será erguida no sul do Texas, incluindo cerca de 32 quilômetros no condado de Starr, ao longo da fronteira com o país vizinho, onde as autoridades relatam um alto número de travessias.

O governo democrata alega que está lidando com uma nova onda de imigrantes que esgotou os recursos federais e que a situação está gerando preocupações nas cidades de todo o país.

Dados federais mostraram que a Patrulha da Fronteira registrou quase 300.000 encontros no setor do Vale do Rio Grande entre outubro do ano passado e agosto último.

Trump se gabou de construir cerca de 300 milhas de muro na fronteira quando oficializou sua candidatura à reeleição em agosto de 2020.

O republicano disse: “o muro logo estará pronto e nossos números na fronteira são os melhores da história” e lançou uma frase que gerou polêmica quando garantiu que “a propósito, o México está pagando pelo muro, caso você não saiba”.

A fronteira entre os Estados Unidos e o México tem 3.142 quilômetros de extensão e, antes da entrada de Trump na mansão executiva, havia barreiras ou cercas de separação em cerca de um terço da fronteira, ou cerca de 1,50 quilômetros.

mgt/dfm/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES