De acordo com dados da rede de veículos inteligentes da State Grid Corporation, o volume total de carregamento desses carros nessas áreas ultrapassou 19 milhões de quilowatts-hora nos primeiros quatro dias do feriado.
Os cidadãos aproveitam a chamada “semana dourada” até ao próximo dia 6 de outubro, milhões de pessoas viajam para se reunirem com as suas famílias, é também uma ocasião favorável ao turismo e ao consumo interno.
Embora os passeios de trem sejam muito populares durante as férias, muitos optam por viajar também por estrada em seus próprios carros elétricos.
“Saí de Beijing e dirigi até aqui para passar as férias em Suzhou. Carreguei meu carro três vezes durante a viagem de 1.200 quilômetros, é muito conveniente”, disse o turista Wang Xuewei à CCTV durante sua estadia na província oriental da China, de Jiangsu.
Na verdade, Jiangsu construiu 281 novas postos de carregamento este ano em áreas de serviço rodoviário, aeroportos e outros centros de viagens e, desta forma, duplicou a capacidade de carregamento em comparação com o mesmo período de 2022.
“É como fornecer aos proprietários desses veículos um carregador portátil que pode carregar totalmente em 30 minutos”, disse Shan Shuai, funcionário da empresa estatal de serviços de veículos elétricos da rede, especificamente da filial da cidade de Jinan, província oriental de Shandong.
A China, que é líder mundial na utilização de carros eléctricos, está a aumentar as suas instalações de carregamento em quase 25% todos os anos.
Os especialistas consideram que as férias constituem um incentivo para a segunda economia do mundo, que tem um modelo de crescimento económico baseado no consumo interno.
Neste sentido, espera-se que a procura de viagens, hotéis e alimentação supere os anos anteriores tendo em conta que o país levantou restrições ligadas ao combate à Covid-19.
Este ano o Festival do Meio Outono e as comemorações do Dia Nacional (1 de outubro) coincidiram e proporcionaram uma longa semana de feriados.
kmg/idm / fav