A intensificação das medidas protecionistas por parte das autoridades norte-americanas tem causado diversas dificuldades à entrada de produtos nacionais naquele mercado, sublinhou o chefe do Gabinete de Comércio do Vietnã, Do Ngoc Hung.
Os Estados Unidos tendem a aplicar a cada dia mais disposições para dificultar as importações com o objetivo de proteger a produção nacional, indicou o diplomata em entrevista à agência de notícias VNA.
Entre estas medidas, mencionou barreiras técnicas rigorosas, regulamentações adicionais frequentes, investigações intensivas, bem como a imposição de tarifas antidumping e antissubsídios, entre outras.
Referindo-se aos produtos vietnamitas sob investigação, Ngoc Hung indicou que são diversos e vão desde as principais indústrias de exportação, como aço, madeira, produtos aquáticos, têxteis e pneus, até outras com baixo volume de vendas, como mel, cortadores de relva e sacos de tecido.
Em 2022, o Vietnã era o oitavo maior parceiro comercial dos Estados Unidos. O valor do intercâmbio bilateral aumentou mais de 240 vezes desde 1995 até então, passando de 451 milhões de dólares para mais de 130 bilhões.
mem/mpm / fav