De acordo com o Ministério do Comércio, Indústria e Concorrência da África do Sul, organizador do evento, o objetivo é aumentar a conscientização entre as agências do setor, associações e conselhos de exportação, incluindo seus membros, sobre os benefícios de exportar sob o AfCFTA.
Também busca identificar empresas sul-africanas em várias províncias que tenham a capacidade de exportar para o resto do continente nos planos estratégicos do setor.
De acordo com o vice-ministro do Comércio, Indústria e Concorrência, Nomalungelo Gina, os setores serão atualizados sobre o papel que devem desempenhar na implementação do AfCFTA, especialmente sobre os desafios que podem enfrentar para acessar o mercado no continente.
Isso contribuirá, acrescentou ele, para desbloquear os gargalos que os participantes nacionais do setor podem estar enfrentando.
O AfCFTA, lembrou ele, tem como objetivo criar um grande mercado continental único com uma população de cerca de 1,3 bilhão de pessoas e um produto interno bruto (PIB) combinado de aproximadamente US$ 3,4 bilhões.
Essa oportunidade, enfatizou, não deve ser perdida.
A África do Sul é o maior mercado da África para cosméticos e produtos de cuidados pessoais, com receitas de cerca de US$ 3,2 bilhões em 2018.
mem/mv/bm