A classificação inclui os Estados Unidos (2 na lista), México (3), Venezuela (6), Cuba (7), República Dominicana (9), Porto Rico (11) e Panamá (12) entre os doze primeiros.
Os porto-riquenhos registraram o maior salto entre as federações latino-americanas, subindo dois degraus, o que os levou ao seleto grupo dos 12.
De acordo com uma nota publicada no site oficial da WBSC, o ranking incluiu os resultados da Copa do Mundo Sub-18, vencida pelo Japão, e do Campeonato Europeu de Beisebol, no qual a Espanha conquistou o título.
O texto lembrou que as competições de beisebol nos últimos três meses do ano continuam a determinar as equipes que participarão da Premier-12, marcada para 10 a 24 de novembro de 2024.
O Japão mantém a liderança na lista global, que ocupa desde 31 de dezembro de 2014. A Coreia do Sul e o Taipei Chinês estão em quarto e quinto lugares, respectivamente, enquanto a Holanda (7) e a Austrália (10) completam a dúzia de equipes que teriam uma vaga no torneio se o corte final fosse agora.
Colômbia (15), Canadá (16) e Nicarágua (20) são as outras equipes do nosso continente entre as 20 primeiras.
mgt/nrg/mb