A tradicional festa que também saúda o início da colheita, realiza-se como Hora Finfinne e Hora Harsade nas cidades de Adis Abeba e Bishoftu (região de Oromia), respetivamente, durante o fim de semana.
Na sua mensagem, Ahmed lembrou que Irreechaa é um festival de paz e reconciliação, mas é também um festival de justiça, igualdade, amor e unidade que demonstra fraternidade e solidariedade entre o povo.
Ele pediu para evitar o ódio. “Os etíopes devem trabalhar arduamente juntos em torno dos nossos valores e culturas comuns para melhorar o futuro, dando as mãos.”
Também chamado de Irreessa ou Dhibaayyuu, o Irreecha é um festival de ação de graças que celebra o fim do inverno na região de Oromia, cujo povo agradece a Waaqa (Deus) pelas bênçãos e misericórdias recebidas durante os últimos 12 meses.
Acontece todos os anos e tem como sede principal Bishoftu, cidade localizada no centro do país onde milhares de pessoas vão aos lagos e mergulham na grama verde e nas flores recém-cortadas.
Milhões de pessoas de diferentes partes do mundo são atraídas pelas celebrações que em 2019 foram celebradas pela primeira vez em mais de 150 anos na capital da Etiópia.
ro/rmn/ml