Na presença do embaixador cubano Andrés Marcelo González, membros da organização juvenil do país asiático depositaram uma coroa de flores em Yahala Kele, local de Colombo onde Che plantou um mogno durante sua visita em 1959 ao Sri Lanka, antigo Ceilão.
Durante a atividade, os líderes do Syusl, incluindo o seu coordenador geral Eranga Gunasekara, destacaram amplamente a validade das ideias da Guerrilha Heróica nas lutas pelos direitos sociais.
Os oradores referiram-se a fragmentos de discursos do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, nos quais são destacados o carácter, os valores morais, a honestidade e o sentido de justiça de Che.
Por sua parte, o embaixador cubano, além de destacar a figura e o exemplo da Guerrilha Heróica, agradeceu à juventude do Sri Lanka pelo apoio prestado no enfrentamento ao bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra o povo da ilha caribenha.
Da mesma forma, Kalpana Madubashini, um líder Syusl, leu uma mensagem calorosa da União de Jovens Comunistas (UJC) de Cuba à organização irmã, agradecendo-lhe pelo seu trabalho em manter vivo o legado de Che no Sri Lanka e promover o seu pensamento, humanismo e inesgotável capacidade de sentir profundamente qualquer injustiça cometida em qualquer parte do mundo.
A UJC afirmou que as idéias de Che são essenciais nos tempos atuais, quando é necessário lutar por maior justiça social, solidariedade e cooperação entre as nações, e os seus valores humanos, sublinhou, são um exemplo e um guia na prática diária das novas gerações. .
Destacou também a solidariedade permanente da União da Juventude Socialista do Sri Lanka com a exigência de Cuba e dos seus jovens pelo fim do cerco dos EUA.
Na mensagem, a UJC denunciou que Washington mantém intacta a política de asfixia económica contra o país caribenho, agravada pela inclusão de Cuba na lista espúria de supostos patrocinadores estatais do terrorismo.
Recebam, em nome da juventude cubana, comprometida com as idéias de Che, Fidel, Raúl e do Partido Comunista de Cuba, a disposição permanente de contribuir juntos para a construção de um futuro melhor para nossas nações, conclui o texto.
ro/lrd/ml