Em seu perfil na rede social X, o presidente escreveu: #CheViveEntreNosotros e entre todos aqueles no mundo que continuam a lutar por um mundo melhor possível “Hasta la victoria siempre” (Até a vitória sempre).
Também no X, Díaz-Canel incluiu uma frase do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, pronunciada no ato central do 20º aniversário da queda em combate do Comandante Guevara, em 8 de outubro de 1987:
“Se precisamos de um paradigma, se precisamos de um modelo, se precisamos de um exemplo a ser imitado para alcançar objetivos tão elevados, homens como Che são indispensáveis, homens e mulheres que o imitam, que são como ele, que pensam como ele…”.
Ernesto Guevara, o Che, foi capturado pelo exército boliviano em 8 de outubro de 1967, enquanto participava da luta pela libertação dessa nação sul-americana, e assassinado horas depois por ordem da Agência Central de Inteligência e do governo dos EUA.
Apesar da intenção de seus carrascos de silenciar seu exemplo, Che é hoje, juntamente com Fidel Castro, uma das principais figuras revolucionárias da América Latina e de outros países.
oda/evm/mb