Goldin é professora da Universidade de Harvard (Massachusetts), este prêmio faz dela a terceira mulher a obtê-lo e reconhece seus estudos sobre a sub-representação feminina e os menores salários das trabalhadoras no mercado de trabalho.
A academia sublinha que, apesar da modernização, do crescimento econômico e do aumento da proporção de mulheres empregadas no século XX, durante um longo período de tempo a disparidade salarial entre homens e mulheres mal foi colmatada.
A decisão também observa que o premiado forneceu o primeiro relato completo dos rendimentos e da participação das mulheres no mercado de trabalho ao longo dos séculos.
Goldin (Nova Iorque, 1946), pioneira na análise da disparidade de gênero, é licenciada em Economia pela Universidade de Cornell, doutorada pela Universidade de Chicago, e na sua extensa carreira de ensino e investigação passou um período em Wisconsin, Princeton , Pensilvânia e, desde 1990, Harvard.
Além disso, faz parte do National Bureau of Economic Research há mais de três décadas, onde publicou não só sobre a desigualdade de rendimentos entre gêneros, mas também sobre outras lacunas, como lacunas tecnológicas, educacionais e de imigração.
Ela própria é pioneira, pois foi a primeira mulher a conseguir um cargo permanente nos departamentos de Economia de Harvard e da Pensilvânia, ambos da prestigiada estadunidense Ivy ILeage (Ivy League, conferência de diversas universidades).
O pesquisador nova-iorquino estava há vários anos entre os grandes favoritos ao prêmio. Em 2019, ganhou o prémio BBVA Frontiers of Knowledge (visto por alguns como um prelúdio ao Prêmio Nobel da Economia) pelas suas contribuições inovadoras para a análise histórica do papel das mulheres na economia.
A professora de Harvard é uma grande defensora da igualdade entre licenças paternidade e maternidade.
O Prêmio Nobel da Economia é o único dos seis prêmios que não foi criado diretamente pelo magnata sueco Alfred Nobel. Ao contrário dos demais, foi criado em 1968 pelo Banco Nacional da Suécia (Riksbank, em sueco), e concedido pela primeira vez um ano depois. Além disso, diferentemente das outras cinco categorias, em nenhuma de suas edições ficou deserta.
mem/rfc/ls