O MoMa inaugurou há poucas horas “Picasso em Fontainebleau”, a penúltima das sete exposições aqui programadas no âmbito da Celebração de Picasso 1973-2023.
Esta série inclui versões de “Três Músicos” e “Três Mulheres na Fonte” (1921), reunidas pela primeira vez na prestigiada galeria de Nova Iorque.
A amostra analisa a produção de pintor e escultor no período de julho a setembro de 1921, quando residiu em Fontainebleau, cidade de Área metropolitana de Paris.
Picasso em Fontainebleau, 8 de outubro a dia 17 de fevereiro de 2024 está estruturado cronologicamente e começa com um preâmbulo que contextualiza os três meses que o artista passou naquela cidade francesa.
Na primeira etapa serão expostas criações cubistas anteriores à Primeira Guerra Mundial, expostas em Paris no início da década de 20 de século passado, juntamente com uma seleção de designs de Picasso para Les Ballets Russes e outros projetos relacionados.
A exposição aborda os desenhos diários documentados no interior e exterior da villa alugada pelo pintor no Boulevard Gambetta, a exposição de documentos do seu arquivo e cerca de trinta fotografias, muitas das quais apresentadas ao público pela primeira vez.
mem/dpm/ls