Nos primeiros nove meses deste ano, 84 planos apresentados pela nação indochinesa receberam licenças de investimento, elevando o número total de planos de investimento aprovados até agora para 1.667, de acordo com a Agência de Investimento Estrangeiro do Ministério do Planejamento.
Os novos projetos de investimento estão concentrados principalmente em setores como vendas no atacado e no varejo, conserto de automóveis, motocicletas e outros veículos, além de informações e telecomunicações.
Entre janeiro e setembro, os investimentos vietnamitas fluíram principalmente para o Canadá, representando 36% do total, seguido por Cingapura, Laos e Cuba, disse a fonte.
Enquanto isso, do total de capital desembolsado nos 1.667 projetos de investimento no exterior, os maiores fluxos foram para o Laos e o Camboja, com 24,7% e 13,3%, respectivamente, seguidos pela Venezuela (8,3%).
O investimento vietnamita fora de suas fronteiras se concentra principalmente na mineração, que responde por 31,5% do total, e na agricultura, silvicultura e aquicultura, com 15,5%.
jcm/mpm/bm