A decisão foi cancelada porque a liderança não foi consultada, disse um responsável do país africano, sem fornecer mais detalhes sobre futuras negociações sobre o assunto.
Há horas a Air France, principal companhia aérea francesa, confirmou o reinício das suas atividades nesta capital, com uma frequência de três voos semanais.
Os voos da Air France foram suspensos desde o início de agosto passado, depois de as autoridades militares do Níger terem fechado o espaço aéreo daquele país, no meio de ameaças de intervenção militar para devolver ao poder o presidente deposto Mohamed Bazoum.
A Air France retomará o serviço para Bamako (capital do Mali) a partir do aeroporto Charles de Gaulle (…) e está a trabalhar em coordenação com as autoridades do Burkina Faso para retomar o serviço para o Burkina Faso o mais rapidamente possível, informou um comunicado da empresa francesa. espalhar aqui.
A companhia aérea suspendeu os seus voos para o Mali e Burkina Faso em 7 de agosto, após o encerramento do espaço aéreo do Níger, cujo governo militar estava sob ameaça de intervenção militar da Comissão Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Embora a suspensão dos voos através de França tenha sido por “alguns dias”, Paris prolongou-a citando o golpe militar de 26 de julho no Níger, que levou as autoridades do Mali a revogar a licença da companhia aérea.
No entanto, o infeliz reinício das atividades teria a particularidade de não ser realizado por aeronaves da Air France, mas sim pela sua congénere lusitana EuroAtlantic Airways.
mgt/msl / fav