A reunião deverá examinar para aprovação a chamada “Declaração de Ha Long sobre a Ação Antecipada da ASEAN para a Gestão de Desastres Naturais”, previamente discutida por representantes dos 10 países membros do bloco e Timor-Leste como observador.
A reunião a nível ministerial será o culminar de uma série de reuniões iniciadas no passado dia 9 de outubro no âmbito da 43ª reunião do Comité ASEAN para a Gestão de Desastres Naturais (ACDM), cuja presidência rotativa este ano corresponde ao Vietname.
No âmbito do programa, decorreram na véspera naquela cidade as reuniões bilaterais do referido órgão com o Japão e a China, nas quais se discutiu o contributo destas duas nações para a construção de uma região resiliente face às ameaças globais, como as climáticas mudanças, foi destacada de uma forma mais abrangente e eficaz.
Conforme explicado na abertura da reunião da ACDM pelo Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietname, Nguyen Hoang Hiep, entre as questões fundamentais que o fórum avaliará estará o progresso do programa de trabalho do Acordo ASEAN sobre gestão de desastres e resposta a emergências. (2021-2025).
Também discutirão as regras financeiras do Fundo de Resposta a Emergências e Gestão de Desastres do bloco, bem como o conteúdo da cooperação e acordos com parceiros da China, Japão e Coreia do Sul, entre outros assuntos.
kmg/mpm / fav