Sua atuação faz parte do chamado Circuito Cervantino, ampla programação cultural que abrange todas as expressões da arte, folclore, música, literatura e outras especialidades, que se estende a quase todos os estados federados do país.
Os organizadores salientam que nesta ocasião o circuito de apresentações incluirá dança, música e teatro em diferentes cidades do país com o objetivo de apoiar a promoção, fortalecimento e divulgação da diversidade de expressões culturais e artísticas.
O Circuito Cervantino permite que o Festival homônimo, realizado em Gualajara, se espalhe por toda a república graças à colaboração de instituições culturais que programam artistas cervantes em seus recintos, festivais ou praças.
Quanto à famosa Orquestra de Aragón, que faz parte do festival, destaca que se trata de um popular grupo cubano fundado em 1939 por Orestes Aragón em Cienfuegos, cuja música aproveita a charanga com o tradicional som característico do filho cubano.
Recorde-se que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) distinguiram-no com a Medalha Pablo Picasso e declarou-o Património Mundial em 2005.
Entre outros reconhecimentos, acrescenta, estão duas indicações ao Grammy em 2001 e 2002 com os CDs La Charanga Eterna e On Route respectivamente.
Também ao Grammy Latino em 2020 e 2021 com o álbum Icono e Chachachá: Homenaje a lo tradicional (colaboração com Alain Pérez e Issac Delgado) respectivamente, vencendo na categoria Melhor Álbum Tropical Tradicional.
A orquestra cumprirá outros compromissos na capital mexicana dentro da programação do Circuito Cervantino, acrescenta a nota.
mem/lma / fav