As exportações russas de petróleo bruto e produtos petrolíferos aumentaram em 460.000 barris para 7,6 milhões de barris por dia, sendo que o petróleo foi responsável por 250.000 barris por dia do aumento, observa o comunicado da AIE.
De acordo com a nota, o preço médio ponderado de exportação da marca Urals subiu oito dólares por barril para US$ 81,80, reduzindo seu desconto para a estimativa Dated do Mar do Norte para US$ 12,20, seu nível mais baixo desde março de 2022.
Em 6 de outubro, o governo russo aprovou uma série de novas medidas sistêmicas para manter a estabilidade do mercado doméstico de combustíveis.
Em particular, decidiu alterar o Código Fiscal do país e restabelecer, a partir de 1º de outubro, os parâmetros de reserva de combustível, que foram ajustados a partir de 1º de setembro.
Além disso, a Rússia suspenderia as restrições à exportação de óleo de gás por gasoduto para portos marítimos para agentes que abastecem o mercado doméstico com pelo menos 50% do óleo de gás que produzem.
As autoridades russas também aumentaram os requisitos para os produtores que vendem gasolina de quinta categoria nas bolsas de valores, de 13% para 15%, e de 9,5% para 12,5% para os que vendem diesel. Isso, de acordo com Moscou, aumentaria o fornecimento de combustível demandado nas bolsas.
mem/gfa/bm