Em entrevista à Ethiopia News Agency, Thijs disse que, além do apoio financeiro fornecido por Bruxelas e pela União Europeia a esse processo, eles poderiam acrescentar a troca de experiências.
“Depositamos nossas esperanças no grande sucesso dessa Comissão de Diálogo Nacional” para o povo etíope e também para a comunidade internacional”, enfatizou.
Relembrou o discurso da presidente da Etiópia, Sahle-Work Zewde, na sessão inaugural conjunta da Câmara dos Representantes do Povo (Parlamento) e da Câmara da Federação (Câmara Alta) na última segunda-feira, no qual ela pediu paz e reconciliação entre as pessoas.
A Comissão de Diálogo Nacional da Etiópia foi criada em 2021 pelo Parlamento com 11 comissários para liderar um processo independente, inclusivo e transparente em todo o país.
O principal objetivo da Comissão é facilitar as consultas entre vários segmentos da sociedade sobre questões-chave, identificando as causas das diferenças existentes por meio do diálogo.
Desde sua criação, a comissão realizou várias atividades, envolvendo várias partes interessadas em nível federal e regional.
npg/nmr/bm