No primeiro dia da IX Cimeira Legislativa (P-20), após o discurso inaugural do Primeiro-Ministro Narendra Modi, os participantes debatem a promoção da Agenda 2030 para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e a transição energética amigável com a preservação do meio Ambiente.
Nas suas observações iniciais, Modi enfatizou a importância da participação pública na abordagem dos desafios globais e expressou confiança no impacto positivo das discussões na Cimeira P-20 nos esforços para o fazer.
Especificou que as assembleias e comissões do seu país encontraram uma menção nos escritos de cinco mil anos, que refletem desde então a tomada de decisões coletivas para a melhoria da sociedade.
Ele relatou que desde a independência, 17 eleições gerais e mais de 300 eleições para a assembleia estadual foram realizadas na nação asiática, com um aumento constante na participação popular.
O primeiro-ministro disse que em 2019, quando o seu partido foi eleito para o poder, foi o maior exercício eleitoral da história, com a participação de 600 milhões de eleitores, na sua maioria mulheres.
Atualmente há 910 milhões de pessoas recenseadas para votar, mais do que a população de toda a Europa, o que mostra a profunda fé dos indianos nas suas práticas parlamentares, assegurou.
Modi anunciou que mais de 1 bilhão de pessoas participarão nas eleições gerais do próximo ano e convidou os delegados para testemunharem.
Ela também explicou a recente decisão de reservar 33 por cento dos assentos no Parlamento e nas assembleias estaduais para mulheres e que mais de três milhões de representantes eleitos em instituições de governo autônomo locais são mulheres.
Disse ainda que as entidades parlamentares são um reflexo da diversidade do país.
Por outro lado, acreditou que um mundo cheio de conflitos e confrontos não beneficia ninguém e reiterou que este é o momento da paz, da fraternidade, de avançarmos juntos e alcançarmos o crescimento e o bem-estar.
Depois da análise de amanhã das questões da integração da igualdade de gênero e da transformação digital para a vida, a Cimeira P-20, que pela primeira vez conta com representação do Parlamento Pan-Africano, culminará com a adoção de uma declaração conjunta para apelar a soluções internacionais baseadas sobre equidade, inclusão e paz.
npg/lrd/ls