Segundo o ministro do Interior, Gérald Darmanin, os franceses Devem estar vigilantes, dado o risco de “importação” do conflito entre palestinianos e israelitas, que se intensificou nos últimos dias devido o ataque da milícia Hamas e os bombardeamentos e bloqueio total contra a Faixa de Gaza em retaliação por Tel Aviv.
Não existe uma ameaça característica, mas existe uma atmosfera negativa que pode levar a apelos à ação, alertou em declarações à rede TF1.
Darmanin destacou que quando estabelece o nível de vigilância “ataque de emergência” todos, pessoas e administrações, devem prestar atenção.
Da mesma forma, anunciou que milhares de soldados adicionais ajudarão a polícia e os gendarmes na vigilância de centros comerciais e outros locais para proteger os franceses Na sua vida diária.
Um checheno identificado como Mohammed Mogouchkov realizou hoje um ataque com faca na escola secundária Gambetta, na capital do departamento de Pas-de-Calais, Arras, onde assassinou um professor e causou ferimentos graves a outras duas pessoas, antes de ser capturado.
Segundo Darmanin, os serviços de inteligência consideram que existe uma ligação entre a ação terrorista e o conflito palestino-israelense.
Desde o último sábado, eles estão detidos na França 12 pessoas que estavam se preparando para agir, disse ele.
O Ministro do Interior afirmou que 43 ataques foram frustrados no país e seis mil pessoas estão sob vigilância.
lam/wmr/ls