22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente da Bolívia inaugurará fábrica de fertilizantes granulados

Presidente da Bolívia inaugurará fábrica de fertilizantes granulados

La Paz, 13 out (Prensa Latina) O presidente da Bolívia, Luis Arce, inaugurará hoje a nova fábrica de fertilizantes granulados NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) no departamento de Cochabamba, confirmou o Ministério de Hidrocarbonetos e Energias.

Uma nota entregue à Prensa Latina afirma que este ministério e a Empresa Boliviana de Industrialização de Hidrocarbonetos (EBIH) são os organizadores desta abertura, que ocorre no âmbito da política de industrialização com substituição de importações.

O gerente da EBIH, Alejandro Gallardo, explicou que a nova indústria ficará localizada no Parque Industrial Santiváñez.

Acrescentou que já possui licença do Serviço Nacional de Sanidade Agrária e Segurança Alimentar.

Segundo Gallardo, a segurança de todos os produtos que a indústria colocará no mercado é de vital importância.

Ele descreveu que são as diferentes formulações de NPK e ureia de liberação lenta, que “cumprirão um processo produtivo eficiente, garantindo um produto de qualidade”.

O gestor reiterou que este resultado faz parte da política nacional de industrialização com substituição de importações.

No dia 13 de julho, Gallardo informou que o novo complexo abastecerá integralmente o mercado interno.

Um contrato assinado entre a EBIH e a empresa Sur Energy SRL serviu de base para a execução deste projeto com um gasto de oito milhões de dólares.

A fábrica vai gerar anualmente um rendimento de 40 milhões de dólares, mais de dois mil empregos e terá uma capacidade de produção de 60 mil toneladas, o que cobrirá cem por cento do mercado interno, explicou Gallardo.

Sublinhou que isto permitirá aos produtores serem mais eficientes, obterem maiores rendimentos e também, como país, “permitir-nos-á aumentar a nossa fronteira produtiva e desta forma garantir o que seria uma segurança alimentar com soberania”.

Ele lembrou que no mercado mundial a Rússia e a Ucrânia se classificam como os maiores produtores de fertilizantes, por isso a guerra entre essas nações encareceu esses insumos.

Gallardo comentou que a Bolívia importa cerca de 24 mil toneladas de fertilizantes NPK, então “com a produção que vamos ter, mais os excedentes que vamos exportar, poderemos realmente ter uma renda de mais de 40 milhões dólares anualmente.”

Para fabricar o NPK, a EBIH obterá matéria-prima das empresas Yacimientos Petrolófilos Fiscales Bolivianos (YPFB), Yacimientos de Litio Bolivianos (YLB) e das pedreiras de Cochabamba. “A fábrica de fertilizantes granulados NPK melhorará a produtividade agrícola e fará da Bolívia um país autossuficiente na produção e consumo de seus próprios alimentos, alcançando a segurança alimentar com soberania”, reiterou a EBIH.

npg/jpm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES