Relatórios do Centro Nacional de Previsão Hidrometeorológica indicam que chuvas torrenciais podem ocorrer nas províncias de Nghe An e Quang Nam nesta sexta-feira, com precipitações que variam de 200 a 400 milímetros (mm), chegando a ultrapassar 700 mm em algumas áreas.
Enquanto isso, nos dias 15 e 16 de outubro, as províncias de Quang Binh e Quang Ngai provavelmente registrarão chuvas com precipitação acumulada de 150 a 300 mm, podendo chegar a 500 mm.
Em um despacho divulgado no dia anterior, o chefe de governo vietnamita pediu para garantir a segurança humana e mitigar os danos à propriedade, instruindo as autoridades locais a se prepararem para evacuar as famílias em áreas perigosas, especialmente aquelas com alto risco de deslizamentos de terra e inundações repentinas.
Minh Chinh também orientou a adoção de planos para fornecer abrigo temporário, alimentos e itens essenciais aos evacuados e para garantir a segurança de professores, alunos e instalações educacionais em áreas inundadas, bem como a proteção de diques e reservatórios.
No final de setembro, chuvas fortes em vários locais no norte e no centro do país causaram graves inundações e deslizamentos de terra, danificando estradas, matando uma pessoa e ferindo outras sete.
Dias antes, uma forte inundação em uma comuna de Sa Pa, na província de Lao Cai, no norte do país, matou cinco moradores, deixou dois desaparecidos e feriu outros sete, além de prejudicar a produção e os negócios locais, principalmente a aquicultura e os serviços de hospedagem em casas de família.
npg/mpm/bm