Para se ter uma avaliação minuciosa do impacto do imunógeno é necessário realizar testes antes de aplicá-lo amplamente na comunidade, disse o especialista citado pela agência de notícias VNA.
Até ao momento, em 2023 e segundo estatísticas do Ministério da Saúde, o Vietname registou mais de 90 mil casos de dengue, dos quais 26 resultaram na morte de doentes.
A situação é particularmente preocupante nesta capital, onde foram notificadas quase 2.600 infecções só na primeira semana de Outubro.
Cinco ensaios de fases um, dois e três, realizados ao longo de quatro anos e meio com mais de 28 mil crianças e adultos, precederam a utilização em alguns países da vacina quadrivalente TAK003, recomendada para crianças entre os quatro e os 16 anos.
O uso do imunógeno japonês foi sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e endossado pela Agência Europeia de Medicamentos e pelas autoridades correspondentes da Indonésia, Reino Unido, Brasil e Argentina.
A vacina japonesa é baseada no sorotipo 2 da dengue, ao qual é adicionado material genético dos demais (1, 3 e 4) com o objetivo de oferecer proteção abrangente contra todas as formas da doença que circulam no planeta.
A dengue, que causa a morte de cerca de 20 mil pessoas no mundo anualmente, é classificada pela OMS como um dos 10 desafios globais de saúde, uma vez que até 40 por cento da população mundial vive em áreas de risco de infecção devido à febre hemorrágica. .
npg/mpm/ls