Expressou este critério na sua conta no Facebook, e destacou ainda que se trata de uma estratégia para a época turística de 2024.
Nesse sentido, lembrou que um dos principais mercados ou cenários para viagens recreativas naquela zona é Cuba, uma nação que procura atualmente uma recuperação da sua indústria do lazer.
O professor disse que os principais líderes do turismo do Caribe participaram em setembro passado de visitas e reuniões com autoridades canadenses do setor de viagens e turismo, com o objetivo de aumentar as transferências de canadenses para seus respectivos países.
O Ministro do Turismo da República Dominicana, David Collado, reuniu-se com a sua homóloga canadense, Soraya Martínez, com quem discutiu planos concretos que fortalecem as relações turísticas entre ambas as nações, e incluiu a sua participação em Road Shows em Toronto e Montreal.
Estas reuniões contaram com a presença de mais de 200 operadores turísticos, agentes de viagens e executivos das companhias aéreas Sunwing Travel Group e Air Canada Vacations. Segundo estatísticas oficiais do Banco Central da República Dominicana, de janeiro a agosto o país recebeu 620.425 turistas canadenses.
Acrescenta-se também a visita do Secretário de Turismo do México, Miguel Torruco, que indicou que em 2023, a oferta de assentos regulares do Canadá ao México é de 3.264.000 assentos.
Isto representa, garantiu, 27 por cento a mais do que em 2022, em 17.024 voos regulares, o que significa 26,7 por cento acima do ano passado.
Segundo os números de chegadas a Cancún, principal destino de sol e praia do Caribe mexicano, de janeiro a agosto deste ano chegaram 914.815 turistas canadenses.
Por outro lado, o responsável pelo Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett, declarou que o seu país pretende receber meio milhão de canadenses até 2025 e destacou o lançamento de uma iniciativa para aumentar o transporte aéreo a partir do Canadá.
Acrescentou que o Canadá é o terceiro maior mercado para a Jamaica e está prestes a atingir a cifra de 300 mil turistas canadenses neste ano.
Cuba tradicionalmente considera o turismo canadense como seu principal mercado turístico, visitantes dos principais pólos de sol e praia como Varadero, Cayo Santa María, Holguín e Cayo Largo del Sur, lembrou Perelló.
No final de Setembro de 2023, a ilha recebeu 709.556 turistas canadenses, representando quase 40 por cento do total de 1.813.972 visitantes internacionais.
O especialista concluiu que nestes nove meses foram registados 4.195 voos com uma oferta de 808.028 lugares comercializáveis, das companhias aéreas Air Canada, Air Transat, Sunwing, WestJet e Swoop.
oda/rfc/hb