O Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, enfatizaram aqui que o megaprojeto é uma plataforma importante para promover a colaboração internacional de benefícios compartilhados, com a participação ativa de todas as partes.
O chefe da diplomacia chinesa observou que esse aniversário é uma oportunidade para criar um consenso global mais amplo e levar a Iniciativa do Cinturão e Rota a um novo estágio de desenvolvimento de alta qualidade.
De acordo com Lavrov, o presidente Vladimir Putin, que deve participar do Terceiro Fórum do Cinturão e Rota aqui amanhã, está ansioso para se reunir com o presidente Xi Jinping.
Os ministros das Relações Exteriores também conversaram sobre o conflito israelense-palestino e enfatizaram a importância de pressionar por um cessar-fogo, um retorno à mesa de negociações e a criação de canais de ajuda humanitária de emergência para evitar um grande desastre.
O próximo ano marca o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a Rússia.
Para a ocasião, os dois lados planejam atividades comemorativas e buscam aprofundar a confiança estratégica mútua, consolidar a amizade tradicional e promover os laços interpessoais.
Pequim e Moscou mantêm uma coordenação estratégica notável em estruturas multilaterais, como a ONU, a Organização de Cooperação de Xangai, o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), entre outros.
Durante a reunião, os dois lados se comprometeram a defender os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas, salvaguardar a equidade e a justiça internacionais e fortalecer a unidade e a cooperação dentro da Organização de Cooperação de Xangai.
mem/idm/bm