A declaração foi divulgada após a discussão bilateral entre Ahmed e Jinping no Grande Salão do Povo em Beijing, juntamente com suas respectivas delegações. O chefe de governo da Etiópia chegou no dia anterior em uma visita oficial de Estado e para participar do Terceiro Fórum da Iniciativa do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional.
Durante a reunião bilateral, Ahmed observou a importância do investimento chinês na economia de Adis Abeba e incentivou mais investimentos nos cinco pilares principais: agricultura, manufatura, tecnologia da informação e comunicação, mineração e turismo.
Por sua vez, o líder chinês parabenizou o primeiro-ministro etíope por ter se juntado ao grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e anunciou a elevação da parceria entre os dois países do nível de uma Parceria Cooperativa Estratégica Abrangente e Duradoura para o nível de uma Parceria Cooperativa Estratégica para Todo o Clima.
Elogiou as conquistas do país africano por meio da Iniciativa Legado Verde para mitigar os efeitos da mudança climática, citando seu alinhamento com a política de desenvolvimento verde da China e disse que ela será parte integrante de um programa de cinturão verde e estradas verdes, de acordo com o Gabinete do Primeiro Ministro da Etiópia.
O Terceiro Fórum da Iniciativa do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional foi aberto na terça-feira com a participação de representantes de mais de 140 nações e 30 organizações globais e será o local para o diálogo em um amplo espectro de áreas que vão desde o comércio, investimento, infraestrutura e cultura.
lam/nmr/bm