Ao contrário do que o Executivo afirma que os trustes de bilhões de pesos eliminados não afetam seus rendimentos, a União do Poder Judiciário argumenta que isso os prejudica e, por isso, planejam bloquear 14 pontos deste capital nesta terça-feira em apoio ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Norma Piña.
Desta forma, agrava-se o confronto entre aquele poder e o Governo, que acusa a hierarquia superior de ter rendimentos superiores a 35 mil dólares mensais contra 900 trabalhadores que, segundo o Governo, também estão garantidos.
Face aos protestos induzidos, a Secretaria de Governo apelou aos membros daquela organização sindical para que façam uso pacífico do seu direito de manifestação e não bloqueiem avenidas, como fizeram ontem.
Assegurou que serão adoptadas as medidas necessárias para garantir o exercício deste direito, com base nos objetivos de funcionalidade e mobilidade da via pública.
Também acompanhará rigorosamente o desenvolvimento dessas mobilizações para promover, em coordenação com o Governo Federal, o uso do diálogo e facilitar que as propostas desse sindicato sejam canalizadas às instâncias correspondentes.
Os pontos onde serão realizados os bloqueios são muito sensíveis, como todos os acessos à sede da Câmara dos Deputados, Instituto do Poder Judiciário Federal, Insurgentes Sur em vários pontos, bairro Jardines en la Montaña, Prisões Preventivas Norte e Sul , Armazém Geral, e outras mais.
A Ordem dos Advogados do México afirmou que a eliminação dos 14 trustes operados pelo Poder Judiciário da Federação é “inadmissível” e “intolerável”.
Da mesma forma, indicou que é inaceitável prejudicar e prejudicar os direitos adquiridos dos trabalhadores do Poder Judiciário Federal através da eliminação de trustes relacionados com obrigações patronais e previdenciárias: previdenciárias, habitacionais, de saúde, entre outras.
O Governo rejeitou tais argumentos e garantiu que se trata de privilégios para magistrados e outros altos funcionários garantirem um rendimento extra que não chega aos trabalhadores e é utilizado até para cirurgias estéticas corretivas, despesas de luxo e viagens de lazer com aparência de trabalho, e para estadia em hotéis luxuosos ou na compra de carros blindados.
mgt/lma/ls