Em discurso no Terceiro Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional, o presidente informou que um corredor internacional Norte-Sul conectando os portos do Báltico e do Ártico com os do Golfo Pérsico e do Oceano Índico está sendo formado na parte europeia do país, informou a agência RIA Novosti.
Outro meridiano de transporte norte-sul passará pela região dos Urais, na Rússia, e pela Sibéria, acrescentou o presidente.
“Seus principais elementos são a modernização da seção central da Ferrovia Transiberiana, incluindo a Ferrovia da Sibéria Ocidental, disse Putin.
Também mencionou a construção da chamada Rota do Mar do Norte, outra linha ferroviária com acesso aos portos do Oceano Ártico e à Península de Yamal, ao norte do Território de Krasnoyarsk.
O presidente também falou sobre os planos de criar uma nova ferrovia no norte da Sibéria a partir do Okrug Autônomo de Khanty-Mansiysk até sua conexão com a rede ferroviária maior – a Transiberiana e a linha principal Baikal-Amur.
Todos esses corredores de transporte norte-sul na parte europeia da Rússia, na Sibéria e no Extremo Oriente abrem a oportunidade de conectar e integrar diretamente a Rota do Mar do Norte com grandes centros de logística no sul do nosso continente, na costa dos oceanos Índico e Pacífico”, disse o presidente.
Putin também afirmou que a Rússia e a China, assim como a maioria dos países do mundo, compartilham o desejo de cooperação igualitária, respeitando o direito de cada Estado ao seu próprio modelo de desenvolvimento.
Durante as negociações russo-chinesas, Putin anunciou a necessidade de uma coordenação estreita da política externa entre Moscou e Beijing.
oda/gfa/bm