Uma nota da Direção Distrital Antimáfia (DDA) da Procuradoria Provincial, publicada esta quarta-feira no site digital do jornal Il Fatto Nisseno, indica que a investigação deste caso começou em outubro de 2021, na sequência da captura de um dos os dirigentes da organização, de quem foram apreendidos quatro quilos de maconha.
As investigações policiais, coordenadas pela DDA, permitiram reconstituir todas as fases desta atividade ilícita de tráfico de drogas, incluindo marijuana, cocaína e haxixe, desenvolvida por aquele grupo sediado em Riesi.
Foram emitidos mandados de detenção contra 12 cidadãos italianos residentes em Caltanissetta, pelo crime de associação criminosa para fins de tráfico de substâncias estupefacientes, dos quais oito foram enviados para a prisão e dois estão em prisão domiciliária, enquanto outros dois permanecem foragidos, disse a fonte.
Esta nova operação antidrogas foi realizada poucas horas depois da captura de 46 traficantes de droga pela Guarda Financeira deste país, na sequência de uma investigação conduzida pela DDA da cidade de Milão, no norte do país.
Foram realizadas 96 buscas nas províncias de Milão, Bérgamo, Brescia, Monza, Varese, Mântua, Torino, Alexandria, Asti, Prato, Roma, Teramo, Catania e Salerno, bem como em cidades de Espanha, realizadas pela polícia desse país em coordenação com as autoridades italianas.
Como resultado desta ação, uma das mais importantes deste ano no combate ao tráfico de droga, foram apreendidas 10 empresas, além de 52 propriedades na Lombardia e outras regiões do norte desta nação europeia, bem como bens e recursos pessoais. montantes financeiros no valor de nove milhões de euros.
oda/ort / fav