Existe uma base de amizade muito sólida e ambos os países têm muitas semelhanças que lhes permitem complementar-se e apoiar-se mutuamente no processo de reestruturação económica e na implementação dos objetivos de desenvolvimento económico e social, afirmou o embaixador vietnamita em Riade, Dang Xuan Dung.
Em particular, acrescentou, espera-se que a visita alcance resultados específicos de cooperação nas áreas do comércio e da atração de investimentos sauditas nos setores de crescimento verde, infraestruturas, energia, indústria e alta tecnologia.
A Arábia Saudita é hoje o principal parceiro do Vietname na região do Médio Oriente. O intercâmbio comercial bilateral em 2022 ultrapassou os 2,7 bilhões de dólares, um crescimento de 32,4 por cento em relação ao ano anterior.
No entanto, Xuan Dung disse em declarações à agência de notícias VNA, para promover ainda mais as relações económicas, ambas as nações devem ainda estabelecer vários mecanismos de cooperação específicos, completar os quadros jurídicos que a facilitam e resolver obstáculos relacionados com práticas comerciais e regulamentações legais.
Minh Chinh deslocou-se hoje a Riade à frente de uma delegação composta, entre outros, pelo ministro da Indústria e Comércio, Nguyen Hong Dien, do Trabalho, Inválidos de Guerra e Assuntos Sociais, Dao Ngoc Dung, e da Cultura, Desporto e Turismo, Nguyen Van Hung.
Além da visita à Arábia Saudita, correspondente a um convite do rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, o chefe de governo vietnamita participará na Cimeira entre a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e o Conselho de Cooperação do Golfo (ASEAN-CCG).).
A este respeito, o diplomata destacou o contributo eficaz do Vietnã para o fortalecimento das relações entre os dois blocos, cujos líderes vão agora reunir-se pela primeira vez em Riade, embora os laços entre a Asean e o CCG remontem a 1990.
No caso do Vietnã, o comércio entre as nações do Golfo ascende a 12,5 bilhões de dólares, enquanto o investimento direto dos seus estados membros naquela nação indochinesa excede um bilhão de dólares.
oda/mpm / fav