“A cooperação russo-chinesa no setor do gás está a desenvolver-se de forma dinâmica. Este ano, as exportações de gás russo para a China atingirão um máximo histórico”, disse Sechin no âmbito do Fórum de Negócios Energéticos Russo-Chineses, destacou esta quinta-feira a agência TASS news.
Segundo o gestor, o setor energético é a área de cooperação mais importante entre os dois países.”
“No final de oito meses de 2023, a Rússia tornou-se o principal fornecedor de petróleo para a China, à frente da Arábia Saudita.
Mais de 75 milhões de toneladas de petróleo russo já foram fornecidas este ano, 25% a mais do que no ano passado”, disse o relatório. oficial explicou.
Segundo Sechin, a energia representa mais de 75 por cento das exportações para o gigante asiático, enquanto o comércio total entre os dois países nos últimos cinco anos ascendeu a 660 bilhões de dólares.
“A Rússia continua pronta para fortalecer e aprofundar a cooperação com a China em toda a cadeia de valor na energia e áreas relacionadas, incluindo tecnologia, fornecimento de equipamentos e financiamento de projetos. Estou convencido de que o potencial da nossa cooperação é enorme”, apontou.
Acrescentou que o investimento direto na energia e nos setores da economia relacionados poderá tornar-se um novo marco na cooperação entre as duas nações.
kmg/gfa / fav