O sonho está sendo realizado pelo Laboratório de Ensino Técnico Ortopédico Cuba-RDA, localizado nesta capital. Seu diretor, Luis Hernández, disse: “Estamos realizando um exercício complexo e importante por conta própria pela primeira vez, por meio de nossos especialistas”.
Os técnicos cubanos já participaram em outras ocasiões de procedimentos semelhantes, acompanhados por profissionais da Alemanha.
Isso nos coloca no nível do primeiro mundo, pois essas próteses estão entre as mais modernas que podem existir.
“São próteses de alto desempenho, disse ele, que oferecerão ao paciente uma melhor qualidade de vida e um conforto ideal para desenvolver atividades essenciais”, enfatizou Hernández, citado pelo site do Ministério da Saúde Pública (Minsap).
A fonte destaca que a Ottobock é a marca alemã líder no mercado mundial dessa prótese e um dos principais fornecedores de órteses, cadeiras de rodas e exoesqueletos para Cuba.
A renomada entidade está acompanhando de perto o processo de instalação desses dispositivos na maior das Antilhas.
O Minsap lembra que a Ottobock é a patrocinadora número um dos Jogos Paraolímpicos e Parapan-Americanos, e está na vanguarda dos equipamentos e dispositivos mais utilizados no mundo, colaborando com o país caribenho.
ro/joe/mb