Os organizadores do evento anunciaram hoje que Huelva se prepara para viver um fim de semana cheio de sabor, cultura e música na Plaza de la Soledad, onde poderá apreciar o melhor da gastronomia Iberoamericana junto com apresentações ao vivo de artistas renomados.
No início do evento de sexta-feira se apresentarão Charanga, Jesús Peguero e Dj BAU, que serão seguidos nos dias seguintes por Javi Cortés “Zapato”, Jone Doe e Fran Cortés, enfeitando o leitmotiv desta celebração: arte culinária.
Dez food trucks representando oito nacionalidades, com a Colômbia no comando e a Espanha como anfitriã, oferecerão uma variedade culinária de diversos sotaques, com a presença de especialistas e amadores que explorarão o que há de melhor na gastronomia Iberoamericana.
Chefes internacionais, como os colombianos Leonor Espinosa e Edwin Rodríguez, serão duas das figuras mais esperadas, aos quais se juntarão os espanhóis Andoni Luis Aduriz, Francis Paniego e Pía Salazar, eleitos “Melhor Chef Pasteleiro do Mundo 2023”.
A Colômbia espera mostrar a marca da sua natureza, a pluralidade de produtos do Caribe, da costa atlântica, da zona andina ou amazônica, segundo Edwin Rodríguez, líder do restaurante Quimbaya de Madrid, que tem uma estrela Michelin.
Por sua vez, o diretor do Binómico, Alberto de Paz, elogiou a participação colombiana, sinal da “diversidade da fauna e da flora, do seu clima, das suas paisagens e manifestações culturais, que geram uma gastronomia variada e com pouca influência das cozinhas estrangeiras”.
A partir do dia 23 de outubro, as portas da La Casa Colón se abrirão para dar lugar a conferências, workshops, encontros com alguns dos chefs mais importantes do mundo e às atividades do Binómico Kids e do Binómico Teens.
«Queremos também criar uma escola, semear nas crianças e nos jovens a preocupação e a paixão pela cultura gastronómica, onde possam crescer como profissionais, e contribuir para a sua educação para uma alimentação saudável e sustentável», destacou o diretor do evento.
kmg/ft / fav