Segundo a análise mediática, espera-se que a corrida ao assento presidencial tenha três protagonistas: o ministro da Defesa, Prabowo Subianto, Ganjar Pranow, antigo governador da província de Java Central, e o antigo governador de Jacarta, Anies Baswedan.
Com o início do registro das candidaturas, os candidatos devem revelar quem serão os seus companheiros de chapa, pondo assim fim a meses de especulações e manobras políticas que visam consolidar alianças com o intuito de obter o apoio de um maior número de eleitores.
Acredita-se que Ganjar, do Partido Democrático de Luta da Indonésia, no poder, esteja ao lado do Ministro Coordenador para Assuntos Políticos, Jurídicos e de Segurança, Mahfud MD, enquanto Anies poderia concorrer com o chefe do maior partido islâmico do país, o PKB, Muhaimin Iskandar, como candidato a vice-presidente.
Nas eleições gerais convocadas na Indonésia para 14 de fevereiro de 2024, quase 205 milhões de cidadãos devem ir às urnas, os quais, além do presidente e do vice-presidente da nação, devem votar nos membros das suas legislaturas nacionais, regionais e municipais.
mem/mpm / fav