Dezenas de ministros da informação, executivos de mídia, jornalistas e outras personalidades debaterão essas questões de 20 a 24 de janeiro de 2024, para comemorar o 65º aniversário da Operação Verdade original, convocada pelo líder histórico Fidel Castro para denunciar campanhas hostis contra a Revolução Cubana.
Considerada a maior conferência de imprensa do mundo na época, esse evento de 1959 reuniu mais de 400 jornalistas estrangeiros em Havana, que puderam ver com seus próprios olhos a realidade do processo político nascente de Cuba, que havia sido alvo de grandes campanhas de difamação dos Estados Unidos.
Essa reunião maciça também destacou a necessidade de a América Latina e o Caribe terem voz própria em um cenário de informações dominado por grandes monopólios jornalísticos estrangeiros.
Cinco meses depois, nasceu a agência de notícias latino-americana Prensa Latina, que em 16 de junho do próximo ano celebrará 65 anos de trabalho ininterrupto a serviço da verdade.
Os participantes, que também trocarão ideias com autoridades e especialistas cubanos, também poderão aproveitar um programa interessante de visitas a locais de interesse e uma estadia no famoso resort à beira-mar de Varadero.
Os interessados em participar podem escrever para: direccion@prensa-latina.cu.
ro/jl/mb