“Temos um contrato para o desenvolvimento e a fabricação do primeiro estágio da constelação de seis espaçonaves do sistema de acesso à Internet de banda larga em órbita média Skif”, disse a corporação estatal à agência de notícias TASS.
A Roscosmos acrescentou que, no momento, que marca o aniversário do lançamento da espaçonave demonstradora da constelação Skif, o desenvolvimento do projeto preliminar está em andamento e, no próximo ano, planeja-se concluí-lo e iniciar a produção.
A entidade ressaltou que a defesa do projeto preliminar está planejada para o final deste ano, e o lançamento dos veículos está previsto para 2026, e em 2027 dois satélites por veículo de lançamento Soyuz-2.1b.
O primeiro veículo Skif-D do projeto federal Sfera foi lançado em órbita em 22 de outubro do ano passado em um veículo de lançamento Soyuz-2.1b do Cosmódromo de Vostochny, juntamente com três veículos Gonets-M.
A constelação completa será composta por 12 dispositivos, quatro em cada um dos três planos orbitais. A massa de um satélite é de 1.750 quilogramas, e ele terá uma vida útil ativa de 12 anos.
O projeto federal Sfera inclui o lançamento de satélites de comunicação e de sensoriamento remoto da Terra. Ele incluirá cinco constelações que fornecerão serviços de telecomunicações e cinco constelações que fornecerão serviços de observação.
rgh/gfa/mb