As gigantes sul-americanas, terceiras colocadas no ranking mundial e vencedoras de quatro títulos nesse tipo de evento, vão expor sua liderança do Grupo A contra as argentinas, 17ª colocadas no ranking mundial e medalhistas de bronze em Lima 2019.
Ambas as equipes começaram o torneio com vitórias sobre Cuba (3 a 0) e Porto Rico (3 a 1), respectivamente, e buscam liderar a seção para avançar diretamente para as semifinais do campeonato.
Na mesma seção, as equipes de Cuba e Porto Rico jogarão entre si por uma chance de chegar às quartas de final, uma partida de morte súbita em que o segundo de cada grupo jogará contra o terceiro do outro.
No Grupo B, as dominicanas, que ocupam o oitavo lugar no ranking mundial feminino, começarão sua busca para manter a coroa quando enfrentarem o México, que venceu a partida de abertura contra a Colômbia em sets diretos.
A equipe anfitriã também iniciará sua ação no torneio no domingo, quando enfrentará as Cafeteros, vice-campeãs da edição do ano passado.
Historicamente, Cuba lidera a contagem de medalhas no vôlei feminino com oito medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. A seleção cubana é seguida pelo Brasil (4-3-2), EUA (2-5-5), República Dominicana (2-0-1) e México (1-0-3), os únicos países que já estiveram no topo do pódio.
lam/nrg/mb