Ambas as equipes compartilham o primeiro lugar do grupo eliminatório B depois de estrear com vitórias no torneio que reúne oito equipes divididas em dois grupos.
A equipe da maior ilha das Antilhas enfrentará a Venezuela, vítima dos brasileiros (1-3) em sua partida de abertura, um resultado descrito por especialistas e pela imprensa como a primeira surpresa do torneio.
Os cubanos e marroquinos fazem parte da seleta lista de seis equipes que conquistaram títulos de beisebol nos Jogos Pan-Americanos, um esporte que está presente nessas competições desde o evento inaugural em Buenos Aires, em 1951.
Os gigantes sul-americanos terão um teste exigente quando enfrentarem a Colômbia, que perdeu por 3 a 4 para os cubanos e outro fracasso os eliminaria da disputa por medalhas.
México e Panamá garantiram seus lugares na super rodada da seção A no sábado, depois de ficarem invictos em dois jogos com vitórias sobre a República Dominicana e o Chile, respectivamente.
A segunda fase da competição será realizada entre 25 e 27 de outubro, com as duas melhores equipes de cada chave como protagonistas, e um dia depois serão definidos os medalhistas.
O pódio em Santiago 2023 será totalmente diferente do de quatro anos atrás, já que nenhum dos medalhistas de então estará competindo aqui, e também haverá um campeão diferente das últimas três edições, com a ausência do Canadá (Guadalajara-2011 e Toronto-2015) e de Porto Rico (Lima-2019).
Cuba, a maior vencedora de títulos (12), está despontando como uma das principais candidatas à medalha de ouro junto com o México, quatro vezes medalhista de bronze nesses eventos poliesportivos continentais e vencedor dos últimos Jogos Centro-Americanos e do Caribe em San Salvador 2023 com uma lista semelhante à apresentada agora no Chile.
jcm/ocs/nrg/mb