Dedicado ao 75º aniversário do Balé Nacional de Cuba (BNC) e de sua fundadora, a primeira bailarina, assoluta Alicia Alonso, o encontro acontecerá as 15h, horário local, na sede da livraria, localizada na Rua Obispo 26, entre Cuba e Aguiar, no Centro Histórico de Havana.
No evento, Tabares, o fotógrafo Humberto Mayol e o crítico de arte e editor Alain Cabrera, conversarão com o jornalista e crítico Fernando Rodríguez Sosa sobre esta obra na presença do público.
O livro oferece um amplo acervo de fotografias sobre Alonso, acompanhadas de interessantes avaliações da arte da excelente bailarina, coreógrafa e professora, segundo os organizadores da apresentação.
Publicado pela ArteCubano Ediciones, selo do Conselho Nacional de Artes Plásticas, “é realmente um livro feito a quatro mãos ou, melhor dizendo, a uma mão e a um olho, um livro de duas vontades e de uma única protagonista, Alicia”, afirmação do curador e crítico de arte Rafael Acosta de Arriba.
Segundo a livraria Fayad Jamís, Valiente (1936-2019) é um dos mais conhecidos e reconhecidos fotógrafos cubanos contemporâneos, com uma obra que, ao longo de meio século, testemunha a história política, social, artística e cultural da ilha do Caribe.
Por sua vez, a doutora em Ciências da Arte e jornalista com longa experiência profissional Sahily Tabares leciona na universidade e publicou vários livros, alguns em coautoria com o seu companheiro de vida Jorge Valiente.
oda/mml/cm