22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Previsão de ingresso da Bolívia no Mercosul em novembro

Previsão de ingresso da Bolívia no Mercosul em novembro

La Paz, 22 out (Prensa Latina) O compromisso de que o Senado brasileiro aprovará a adesão plena da Bolívia ao Mercosul na reunião do Parlasul em novembro já é uma realidade, assegurou uma fonte oficial.

“Imediatamente (depois da aprovação na Câmara de Deputados do Brasil) tivemos a decisão canalizada e enviada ao Senado”, disse o legislador supranacional boliviano Adolfo Mendoza.

Ele acrescentou que uma decisão positiva do gigante sul-americano é esperada nas próximas semanas, para que o Ministério das Relações Exteriores “possa fazer o depósito da decisão brasileira com a qual, praticamente, seríamos membros plenos do Mercosul”, disse ele em uma entrevista à ATBRadio.

Ele lembrou que só falta obter o endosso do Brasil, já que Argentina, Paraguai e Uruguai já deram sua aprovação.

O intenso lobby dos representantes bolivianos no Parlamento do Mercado Comum do Sul (Parlasur) deu resultado, e os procedimentos legislativos estão sendo seguidos.

Na Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em julho passado, o presidente Luis Arce defendeu a rápida adesão da Bolívia ao bloco, pois representa uma oportunidade de fortalecer a integração, expandir o comércio e a cooperação regional.

Todos sabemos que a entrada da Bolívia no Mercosul está pendente no parlamento brasileiro, e hoje estamos muito satisfeitos em saber que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu a acelerar e fazer todos os esforços para garantir que a entrada da Bolívia seja aprovada imediatamente”, disse Arce na ocasião.

A Bolívia começou em 2015 a tomar medidas para ratificar o protocolo de adesão, mas esse processo foi arquivado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ele só foi reativado com a chegada de Lula da Silva à cadeira presidencial.

Mendoza lembrou que os Congressos da Argentina, do Paraguai, do Uruguai e da Venezuela (país suspenso desse mecanismo em um contexto político favorável ao neoliberalismo) já aprovaram a entrada da Bolívia, faltando agora apenas a adesão do Brasil com o acréscimo do Senado.

Ele explicou que a adesão plena da Bolívia implica assumir e adaptar os regulamentos nacionais aos acordos do Mercosul.

rgh/jpm/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES