A quarta reunião anual do Comitê Diretor do Fundo Regional de Migração (RMF) da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) será realizada durante dois dias na capital. De acordo com fontes oficiais, desde 2012 o órgão africano tem estado na vanguarda do desenvolvimento de políticas regionais para gerenciar a questão.
Durante a última edição dessa reunião, realizada no Quênia em 2022, o secretário executivo da Autoridade, Workneh Gebeyehu, enfatizou que esse fundo regional de migração é um dos mecanismos mais confiáveis e visíveis para enfrentar não apenas os desafios, mas também as oportunidades decorrentes da migração.
Gebeyehu lembrou que, desde sua criação em 2019, o programa ganhou espaço como um dos programas da IGAD que aborda e intervém diretamente para combater as causas fundamentais do deslocamento forçado e da migração irregular na região.
“Isso fica evidente nos esforços que esse programa está fazendo para criar oportunidades econômicas reais e tangíveis para os migrantes e as comunidades anfitriãs ao longo das rotas migratórias, bem como para aumentar sua inclusão socioeconômica”, enfatizou.
Ele acrescentou que o Fundo Regional de Migração continua a desempenhar um papel indispensável na promoção da visão de integração do desenvolvimento da IGAD, não apenas para nossos cidadãos que estão se deslocando e buscando refúgio nos Estados Membros, mas também para as comunidades anfitriãs.
mem/nmr/bm