De acordo com uma declaração do Ministério das Relações Exteriores local, em uma atmosfera tradicionalmente confidencial, os aspectos atuais das relações foram discutidos em profundidade, “com ênfase no fortalecimento das parcerias multifacetadas russo-iranianas”.
À margem da reunião ministerial do formato 3+3 (Azerbaijão, Armênia, Geórgia, Irã, Rússia e Turquia), Lavrov conversou com seu colega iraniano, Hossein Amir Abdollahian, após ser recebido pelo presidente persa, Ebrahim Raisi.
É dada atenção especial à implementação de projetos conjuntos no campo da energia e da logística, incluindo a implementação completa do corredor de transporte internacional Norte-Sul, destacou o texto.
Por sua vez, os iranianos expressaram a necessidade de contribuir para o desenvolvimento progressivo dos laços por meio de uma interação próxima em todas as áreas de cooperação, acrescentou.
Em relação à escalada de tensão na zona de conflito entre Israel e Palestina, a Rússia e o Irã apontaram a necessidade de um cessar-fogo rápido e a inaceitabilidade de vítimas civis. Além disso, Moscou e Teerã rejeitaram as sanções unilaterais do Ocidente que “prejudicam o funcionamento normal da economia global”, acrescentou o comunicado.
mgt/hoo/bm