Durante o lançamento da iniciativa Next Ethiopian Startup (NEST), Mekonnen destacou a sua importância em permitir a transferência de uma nação competente para a próxima geração, superando a pobreza e o atraso.
O NEST é uma iniciativa nacional inovadora para o desenvolvimento do ecossistema de startups (empresas emergentes com grande potencial de crescimento graças à utilização de novas tecnologias) que será um elemento central para a inovação.
Nesse sentido, o vice-primeiro-ministro afirmou que é uma grande oportunidade para um país como a Etiópia e a sua enorme população jovem superar a pobreza e tornar-se globalmente competente.
Por outro lado, o chefe do Trabalho e Competências, Muferiat Kamil, sublinhou que esta iniciativa é a nova cara de Adis Abeba porque a sua rica diversidade favorece a inovação.
Insistiu na necessidade de apoio político e financeiro às novas empresas, pois são essenciais para acelerar o desenvolvimento económico através da criação de empregos sustentáveis. A população jovem da Etiópia é um trunfo incrível e um recurso inexplorado para um crescimento positivo, concluiu.
O NEST foi lançado em colaboração com o Ministério da Inovação e Tecnologia e o Ministério do Trabalho e Competências e os seus objetivos incluem o desenvolvimento da cultura do empreendedorismo, da inovação e da criação de startups competentes.
oda/rmn / fav