O Presidente Ismaïl Omar Guelleh presidiu à 16ª sessão do Conselho realizada na véspera, durante a qual o Ministério da Energia responsável pelos recursos naturais apresentou o projeto da central solar de Grand Bara, desenvolvido em parceria público-privada entre o governo do Djibuti e a Empresa dos Emirados AMEA Power LTD.
A central terá uma capacidade de produção de 25 megawatts (incluindo uma bateria eléctrica de cinco megawatts) e será equipada com tecnologia de painéis solares de última geração e o seu financiamento está estimado em cerca de 33 milhões de dólares, disse a fonte.
O parque fotovoltaico de Grand Bara surge após a implantação do parque eólico Ghoubet, com capacidade de 60 megawatts de energia limpa, inaugurado no dia 10 de setembro por Guelleh.
O jornal destacou que o novo projeto responde à posição do governo no combate às alterações climáticas, promovendo mecanismos de adaptação a longo prazo, nomeadamente a produção de eletricidade através de energia limpa.
Da mesma forma, visa satisfazer as crescentes necessidades energéticas das habitações e do tecido industrial e, em última análise, significará uma redução dos preços em benefício dos nossos concidadãos.
Está em consonância com o objetivo de um país verde até 2035 e com a estratégia de diversificação das fontes de energia.
oda/rmn / fav